The global meeting place for people interested in all things related to SWEETPOTATO

Share your research and experience, ask and answer questions, meet your peers.

Home / File / Gendarização da Planificação, Implementação, Monitoria e Avaliação do Projecto da Batata Doce de Polpa Alaranjada volume 2

Gendarização da Planificação, Implementação, Monitoria e Avaliação do Projecto da Batata Doce de Polpa Alaranjada volume 2

O Volume 2 do kit para aprendizagem é composto de três sessões. As duas primeiras sessões orientam o usuário a preparar uma nota conceptual, que é uma versão curta da proposta de um projecto, e a maximizar o uso do tempo através de um processo de revisão interna para melhorá-la e tornar este processo mais curto dentro da organização. A terceira sessão prepara o usuário para formular o quadro lógico de uma proposta levando em consideração a gendarização. O quadro lógico é uma ferramenta que ajuda os gestores de projectos a garantir a planificação, monitoria e avaliação bem apropriadas. O quadro lógico ajuda, também, aos que conduzem planificação e avaliação, a especificar os elementos-chave do projecto e a identificar os vínculos entre as necessidades identificadas e os objectivos desenvolvidos, levando em consideração a importância de incluir questões ligadas a género em todas as partes da elaboração de um projecto.
Volume 2 apresenta um plano detalhado para implementar as três sessões seguintes:
Sessão 5. Como elaborar uma nota conceptual Esta sessão visa apresentar oito passos que envolvem a preparação de uma nota conceptual, enfatizando suas partes chave, além de preparar os objectivos, identificação dos beneficiários, impactos antecipados e escrever uma boa apresentação sobre os antecedentes do projecto. Esta sessão apresenta os exercícios a serem implementados a fim de facilitar a aprendizagem dos participantes através da prática.
Sessão 6. Revendo as notas conceptuais e propostas de projectos Esta sessão apresenta as características de revisão de uma nota conceptual ou de uma proposta de projecto e identifica o propósito e possíveis resultados de revisão destes documentos. Contudo, esta sessão enfatiza o valor deste processo de revisão aberta. No fim, esta sessão inclui um exercício de dramatização que ilustra uma revisão aberta de uma nota conceptual.
Sessão 7. Formulação de um quadro lógico de uma proposta gendarizada Esta sessão enfatiza o uso da abordagem do quadro lógico para desmembrar a hierarquia dos objectivos de um projecto: meta, objectivos, resultados e actividades. Um exercício prático através da dramatização está incluído nesta sessão com o objectivo de inspirar os participantes a usarem o quadro lógico no processo de planificação. Esta sessão recomenda que o quadro lógico seja gendarizado. Durante a implementação, o Volume 2 também recomenda que os líderes-facilitadores executem as actividades seguintes: 1. Pré-sessão. Revisão das actividades das sessões anteriores pelos participantes identificados (durante a abertura do workshop) para avaliar o progresso do workshop. (Veja Volume 1, Parte 1. Plano do pré-workshop, item 4). Durante esta pré-sessão, o facilitador deverá estar preparado para apresentar a compilação do feedback dado pelos participantes relativo às sessões anteriores. 2. Este plano de aprendizagem sugere um tempo de duração para as sessões. Esta informação visa facilitar a implementação das actividades pelos facilitadores de aprendizagem. Lembre-se de considerar estas sugestões deste plano para o tempo de duração das respectivas sessões.
3. Este kit para aprendizagem recomenda aos facilitadores a incluirem 15 minutos — durante as sessões da parte da manhã e da tarde – para os participantes terem um intervalo para chá/café uma grande oportunidade para socialização e consequente aprendizagem entre eles. 4. Além disso, este plano de aprendizagem recomenda que os participantes se encarreguem, diariamente, de APAP e feedback ao fim das sessões do dia. Um total de 15 minutos deverá ser suficiente para eles completarem os dois formulários. (Este kit para aprendizagem provê os dois respectivos formulários – APAP e feedback – para este exercício, ao fim de cada volume)