Este manual contém “Tudo o que sempre quis saber sobre a batata-doce”. Esperamos que o manual seja útil para os que estão envolvidos na capacitação de extensionistas e pessoal de ONGs a diferentes níveis, e que estes por sua vez irão capacitar produtores duma maneira prática que os ajuda a construir as suas habilidades para a resolução de problemas e tomada de decisão, de modo a que eles possam continuar a aprender, investigar, testar e responder às diferentes oportunidades e desafios relevantes para os seus meios de vida.
Tópico 8: Gestão da Colheita e Pôs-colheita da Batata-doce. Os danos físicos (aos tubérculos ou raízes) durante a colheita e transporte podem reduzir o tempo de armazenagem dos tubérculos da batata-doce. Uma secagem excessiva e um armazenamento prolongado podem reduzir o conteúdo
de beta-caroteno nos produtos secos da batata-doce de polpa alaranjada. São discutidos, a boa gestão pôs-colheita e as práticas de conservação de produtos secos. Os métodos de cura e armazenagem de tubérculos frescos para aumentar a sua qualidade, valor e disponibilidade também são apresentados.
Tópico 9: Processamento e Utilização. Vários produtos alimentares deliciosos, nutritivos e potencialmente lucrativos podem ser preparados na base da batata-doce de polpa alaranjada. O uso de batata-doce para alimentar animais também é discutido.
Tópico 10: Comercialização e Adição de Valor. Este tópico discute os 5 pilares da comercialização (produto, preço, local, promoção e pessoas) em relação aos tubérculos frescos e produtos da batatadoce.
Authors: Tanya Stathers, Aurelie Bechoff, Jan W. Low, Daniel Ndyetabula, [49], Tanya Stathers, Aurelie Bechoff, Jan W. Low, Daniel Ndyetabula, [49]
Contributors: Hilda Munyua, Hilda Munyua
Subjects: Value chain approach, Sweetpotato utilization
Pages: 108
Publisher: International Potato Center (CIP)
Publication Date: 2013
Identifier: ISBN: 978-92-9060-428-0; DOI: 10.4160/9789290604280.v5.
Rights: International Potato Center
Keywords: Entrepreneurship, Harvesting, Marketing, Post-harvest handling, Processing, Sweetpotato utilization
HOW TO CITE
Stathers, T., Bechoff, A., Sindi, K., Low, J., Ndyetabula, D. 2013. Tudo o que Sempre Quis Saber sobre a Batata-doce: Manual decapacitação CdF - Alcançando Agentes de Mudança. 5: Colheita e maneio pós-colheita, Processamento e Utilização, Marketing e Empreendedorismo. Centro Internacional da Batata, Nairobi, Quénia. vol.5.